O Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba divulgou nota oficial na noite desta quinta-feira (15) para esclarecer que José Belo da Costa Filho, o homem que invadiu o gabinete do vereador Carlão Pelo Bem (PL) na Câmara Municipal de João Pessoa, não é filiado à legenda desde 2019.
De acordo com o comunicado, Belo chegou a se filiar posteriormente a outro partido. “O senhor José Belo da Costa Filho, desde 2019 não é mais filiado aos quadros do Partido dos Trabalhadores, tendo inclusive sido filiado posteriormente a outra legenda partidária”, informou o PT.
A invasão ocorreu nesta quinta-feira (16). Segundo o vereador Carlão, o homem tentou sacar uma faca durante um confronto verbal. O parlamentar conseguiu imobilizá-lo até a chegada da polícia. Essa teria sido a terceira tentativa de José Belo de encontrar o vereador.
Ainda em nota, o PT classificou o episódio como “lamentável” e destacou seu posicionamento contrário a qualquer tipo de violência no debate político. A legenda também criticou o que chamou de “onda conservadora e reacionária” que, segundo o partido, estimula a violência e o extermínio de rivais no ambiente político nacional.
José Belo foi detido, prestou depoimento e foi liberado. Ele negou a intenção de matar o vereador e chegou a afirmar que pretende se candidatar a deputado federal. Durante o depoimento, também fez críticas ao bolsonarismo, chamando-o de “corrente satânica”, e demonstrou sinais de instabilidade emocional.