Com investimentos em realidade virtual, robótica, salas maker e serviços online, Governo do Estado promete transformar o ambiente escolar e ampliar o acesso à tecnologia
A educação pública da Paraíba deu um passo histórico nesta segunda-feira (26), com o lançamento do Programa Amanhã Digital, realizado em João Pessoa pelo governador João Azevêdo (PSB) e pelo secretário de Educação, Wilson Filho (Republicanos). A iniciativa marca o início de uma nova era para a rede estadual de ensino, com a incorporação de tecnologias inovadoras que vão desde óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica até serviços digitais para alunos, professores e escolas.
O programa será implantado de forma gradual em todas as escolas da rede e prevê uma revolução no ambiente de aprendizagem, a partir da criação das Salas do Amanhã Digital, espaços equipados com chromebooks, simuladores virtuais e plataformas tecnológicas. O objetivo é proporcionar uma experiência educacional mais interativa, conectada e voltada ao futuro.
Nas Salas Maker, os estudantes terão acesso a impressoras 3D, máquinas de corte a laser, telas interativas e kits de eletrônica e solda, possibilitando vivências práticas e colaborativas, que estimulam o pensamento criativo e o protagonismo juvenil.
Durante o evento de apresentação, o secretário Wilson Filho destacou o caráter estruturante e contínuo da proposta.
“Estamos construindo o melhor ano da história da educação. O Amanhã Digital não é uma ação isolada, mas um programa amplo que integra 47 novos serviços digitais, como a solicitação online de históricos escolares e certidões, a aquisição de milhares de chromebooks e o aprimoramento da internet nas escolas.”
Além dos investimentos diretos do Governo do Estado, o programa conta com parcerias estratégicas com empresas como a Tesla, que vai doar 70 laboratórios de robótica, complementando os 300 já adquiridos, e a plataforma Canva, que ofertará qualificação em design gráfico e outras formações técnicas para os estudantes da rede.
Segundo Wilson Filho, o foco do programa vai além da inovação tecnológica: trata-se de democratizar o acesso ao conhecimento com equidade e eficiência.
“A curiosidade e a ansiedade dos nossos estudantes agora terão respostas. Pela primeira vez, a Paraíba entra na era digital da educação, graças à decisão do governador João Azevêdo de priorizar a educação não só no discurso, mas na prática”, afirmou o secretário.
Com o Programa Amanhã Digital, a Paraíba se posiciona como uma das referências nacionais em educação pública inovadora, integrando tecnologia de ponta, formação cidadã e ferramentas inclusivas ao cotidiano escolar.