Em nota, Bolsonaro culpa governo Lula por tarifaço e fala em “isolamento e vergonha internacional”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)divulgou nesta quinta-feira (10) uma nota oficial em que responsabiliza o governo Lula (PT) pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida foi anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump por meio de uma carta aberta enviada ao governo brasileiro e já gerou forte repercussão política.

Sem criticar Trump, Bolsonaro afirmou ter recebido a notícia “com senso de responsabilidade” e expressou “respeito e admiração” pelo governo dos Estados Unidos. Para ele, o tarifaço é consequência do que classificou como um desvio do Brasil de seus compromissos históricos com a liberdade e o Estado de Direito. “Isso jamais teria acontecido sob o meu governo”, declarou.

O ex-presidente também associou a decisão americana ao processo que enfrenta no Supremo Tribunal Federal e acusou o atual governo de promover uma “caça às bruxas”, termo que, segundo ele, foi utilizado pelo próprio Trump. “Essa caça às bruxas não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo”, escreveu.

Na nota, Bolsonaro afirmou que o Brasil está “caminhando rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional” e pediu uma reação dos Poderes para restaurar o que chamou de normalidade institucional. “O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões. Ainda é possível salvar o Brasil”, finalizou.

A manifestação veio horas após o presidente Lula culpar Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro, pela taxação. Em entrevista ao Jornal da Record, Lula afirmou que foi Eduardo quem “foi lá fazer a cabeça de Trump” e acusou o bolsonarismo de trair os interesses do Brasil ao estimular sanções externas.

Confira a íntegra da nota de Jair Bolsonaro:

Nota do Ex-Presidente Jair Bolsonaro

Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.

A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.

Essa caça às bruxas — termo usado pelo próprio presidente Trump — não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.

O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.

Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil.

Jair Messias Bolsonaro

Compartilhe a notícia

Postagens relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Política

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Nunca perca uma nóticia, inscreva-se em nossa NewsLetter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 bastidorespb Todos os Direitos Reservados