Em nota compartilhada por Cícero, comitiva reage à crítica do Itamaraty sobre missão em Israel

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), publicou nesta terça-feira (17) uma nota oficial da delegação brasileira em missão a Israel, rebatendo o posicionamento do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), que alegou não ter sido informado sobre a viagem. A publicação foi feita nas redes sociais do gestor e representa uma resposta direta à Nota nº 269 emitida pelo governo federal na última sexta-feira (14).

No comunicado conjunto, prefeitos, vice-prefeitos e autoridades públicas que integram a comitiva expressam “profunda surpresa e repúdio” à declaração do Itamaraty, que classificou a missão como contrária às orientações consulares vigentes desde 2023. Segundo o grupo, os diplomatas brasileiros em Tel Aviv teriam sido previamente informados sobre a viagem — informação, inclusive, confirmada em reunião com representantes da embaixada no último sábado (14).

“A representação diplomática foi devidamente informada, com antecedência, sobre a missão, particularmente no que diz respeito à segunda comitiva de prefeitos e a um governador”, diz o texto.

A delegação questiona ainda o silêncio do Ministério das Relações Exteriores antes da viagem, sem qualquer sinalização formal de impedimento ou alerta de segurança — o que contrasta com a nota oficial publicada após a repercussão da presença do grupo em Israel, em meio à escalada do conflito com o Irã.

Os signatários também criticaram o tom adotado pela chancelaria brasileira, classificando-o como repreensivo e incompatível com o cenário de risco enfrentado por autoridades brasileiras em missão internacional.

“Mais grave ainda é que, em meio a um cenário de guerra, quando autoridades brasileiras — eleitas e em pleno exercício de suas funções — se encontram sob risco, recebam como resposta um comunicado que mais se assemelha a uma reprimenda do que a uma manifestação de solidariedade e proteção”, destaca a nota.

O grupo reforça que a missão tem caráter institucional e legítimo, com agenda oficial organizada por meio de um consórcio de municípios e com o apoio de organismos locais. Eles concluem pedindo “responsabilidade, unidade nacional e compromisso com a verdade” por parte do governo brasileiro.

Confira abaixo a nota na íntegra:


NOTA OFICIAL
Delegação Brasileira em Missão Oficial a Israel

Nós, prefeitos, vice-prefeitos e demais autoridades públicas que integram a delegação brasileira em missão oficial a Israel, vimos a público manifestar nosso profundo desacordo e surpresa com a NOTA À IMPRENSA Nº 269 do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). A referida nota afirma que o governo brasileiro não tinha conhecimento da missão e que esta teria ocorrido em desacordo com recomendações consulares emitidas em 2023.

Tal declaração contradiz frontalmente o que foi afirmado à própria delegação em reunião online com a representação diplomática brasileira em Tel Aviv, realizada no último sábado, 14 de junho. Nessa ocasião, os diplomatas confirmaram ter sido devidamente informados, com antecedência, sobre a missão, particularmente no que diz respeito à segunda comitiva de prefeitos e a um governador, informação esta repassada pelo consórcio de municípios organizador da viagem. Se a representação diplomática foi previamente avisada, como reconheceram seus próprios representantes, questionamos a ausência de qualquer advertência formal ou impedimento à realização da missão.

Causa-nos ainda maior estranhamento o fato de que um país com o qual o Brasil mantém relações diplomáticas convide oficialmente autoridades públicas brasileiras — por meio de uma agenda organizada com o apoio direto do governo de Israel — sem que o Itamaraty e a nossa representação diplomática naquele país tivessem conhecimento do fato. Mais grave ainda é que, em meio a um cenário de guerra, quando autoridades brasileiras — eleitas e em pleno exercício de suas funções — se encontram sob risco e buscam o apoio de seu país, recebam como resposta um comunicado que mais se assemelha a uma reprimenda do que a uma manifestação de solidariedade e proteção.

Compartilhe a notícia

Postagens relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Política

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Nunca perca uma nóticia, inscreva-se em nossa NewsLetter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 bastidorespb Todos os Direitos Reservados