Sancionado projeto que concede cidadania paraibana a Marcos Mion por defesa da causa autista

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) a lei que concede o título de cidadão paraibano ao apresentador, ator e ativista Marcos Mion. A homenagem foi publicada na edição do último sábado (24) do Diário Oficial do Estado e é de autoria do deputado estadual Michel Henrique (Republicanos), tendo sido aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A justificativa da honraria destaca os “relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba”, especialmente no campo do ativismo pela causa autista. Pai de Romeo, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Mion tem se tornado uma das principais vozes no país na luta por inclusão e políticas públicas voltadas às pessoas com autismo.

Entre suas contribuições mais notáveis está o papel decisivo na criação da Lei Romeo Mion (Lei 14.254/2021), que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA). O documento garante acesso prioritário a serviços e direitos e tem beneficiado famílias em todo o Brasil, inclusive na Paraíba.

“A legislação federal que leva o nome do seu filho, fruto também da sua atuação, beneficia inúmeros paraibanos com TEA. Nada mais justo que propor tal honraria”, destacou o deputado Michel Henrique na proposta.

Além do ativismo, Mion também é reconhecido por sua trajetória na televisão, com passagens marcantes por emissoras como MTV Brasil, Record TV e, atualmente, Globo, onde apresenta o programa “Caldeirão com Mion”. Ele também é autor do livro Pai de Menina e Menino também, no qual compartilha suas experiências como pai de uma criança autista.

Ainda não há uma data definida para a entrega oficial do título ao apresentador.

Compartilhe a notícia

Postagens relacionadas

  • All Post
  • Blog
  • Política

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Nunca perca uma nóticia, inscreva-se em nossa NewsLetter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 bastidorespb Todos os Direitos Reservados